quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Poliedros e não poliedros

Em matemática irás estudar vários sólidos. Alguns, estarão limitados apenas por superfícies planas, outros por superfícies planas e curvas e um caso especial que apenas tem uma superfície curva. Podemos assim, agrupar os sólidos em duas grandes famílias. Os poliedros e os não poliedros.
Euclides foi o pai da geometria e os seus estudos permitiram descobrir que os poliedros são sólidos limitados apenas por superfícies planas e que se agrupam em três grupos (Os prismas, as pirâmides e outros sólidos poliedros). Os não poliedros, são sólidos que são simultâneamente limitados por superfícies planas e curvas e que se agrupam em quatro grupos ( Os cilindros, os cones, as esferas e outros sólidos não poliedros)
Através do software Poly poderás estudar os diferentes sólidos e compreendê-los um pouco mais.
Em casa podes construir poliedros recorrendo a palhinhas como te mostra o vídeo.

Nos poliedros existe uma familia muito especial, designados por sólidos platónicos. Os sólidos platónicos são poliedros cuja as faces são polígonos regulares. Lembraste o que são polígonos regulares? Então faz um pouco de investigação...

Christmas crackers

O Cracker de Natal ou “bon-bons” fazem parte das celebrações de Natal no Reino Unido e dos países que fazem parte da riqueza do Reino Unido, também designados como “Commonwealth countries”, tal como a Austrália, Canadá, Nova Zelândia e África do Sul. Também são muito populares na Irlanda.
Para construíres um cracker usa o seguinte material:
1. Um pedaço de papel de prenda;
2. Um rolo de papel higiénico;
3. Duas fitas de laço de prenda (do mesmo comprimento);
4. Fita-cola;
5. Guloseimas;
6. Se possível, um pedaço de película aderente (plástico) para envolveres os doces antes de colocar dentro do rolo de papel higiénico.

Modo de preparação: envolver os doces no plástico (película aderente), colocar dentro do rolo de papel higiénico, embrulhar com o papel de prenda (colocar fita-cola no meio)e amarrar a fita de prenda de cada um dos lados do Cracker.
No final ficará com este aspeto.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Número 6


Encontra as diferentes formas de representar o número 6 com três algarismos iguais, colocando os sinais operatórios entre eles (+,-, x e :)

Quantas soluções existem?

Jogos Matemáticos

Os jogos matemáticos podem ser apresentados em diversos formatos. Encontrei este site onde contem alguns Jogos bastantes interessantes. Experimenta

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Poly

O estudo de sólidos geométricos pode ser facilitado quando com a sua observação em 3D. O software desenvolvido pela Pedagoguery Software Inc. permite que explores e estudes os sólidos de uma forma mais interativa.
Basta clicares neste link para fazeres o download do software poly e instalares no teu computador.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Jogo do 24

O jogo do 24 é um jogo onde podes treinar o cálculo mental de uma forma divertida com os teus colegas. Aplicando as quatro operações que conheces e usando os quatro números na carta tenta chegar ao número 24.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Atividade experimental n.º1 e n.º2

No dia 28 de Outubro foi possivel realizar duas atividades experimentais com a turma 5ºI. Estas atividades tiveram como objetivo observar algumas propriedades das penas e conjeturar sobre duas questões: 1º Porque razão a vela não se apaga a vela? 2º A que se deve a impermeabilidade das penas?

Apesar do laboratório da nossa escola não ter estado disponível, conseguimos improvisar e realizar as experiências de forma organizada e segura.

Bugio, o pai

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Não brinques com os animais

Já que estudaste o capítulo diversidade nos animais, deves ter aprendido alguma coisa sobre o revestimento e comportamento dos animais.
Advinha então como vai reagir o camaleão.

http://youtu.be/6FWUjJF1ai0

O poder de uma Ideia

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein.

Quando aprendemos algo de novo, por mais simples que seja, adquirimos o poder de olhar mais além. Ganhamos a capacidade de interpertar e reinventar o mundo que nos rodeia. Procuramos encontrar soluções para os problemas.
O processo da aprendizagem não se ínicia somente na escola, mas também dentro de nós, através da vontade de sermos autónomos.