quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Natal

O significado do Natal

O Natal é um momento em que podemos conviver com a família e celebrar o nascimento de Jesus.
Na noite de Natal, eu e o meu irmão ficamos sempre sentados no sofá com os olhos esbugalhados e fixos a olhar para as prendas em todo o seu esplendor! O brilho, as fitas, o papel de embrulho trazem magia a esta linda noite. Nós temos sempre o lugar marcado em frente à lareira porque gostamos de ouvir o crepitar do fogo e gostamos de nos aquecer.
Para mim, o Natal é o melhor momento do ano, um tempo precioso que gostaria que durasse para sempre!
Ariana

O meu Natal

Para mim, o Natal é muito cintilante, porque tudo à nossa volta brilha: os presentes, os doces, o perú, a árvore, os familiares, etc.. Sinto uma felicidade tão grande no meu coração que me apetece saltar. Recebo sempre muitas prendas e doces. Houve uma vez que fiquei estupefacta, porque me deram uma máquina fotográfica da “Hello Kitty”. Adorei! Andava a pedir aquela máquina há muito tempo. O Natal é ótimo!

Andreia

O Natal para mim

O Natal para mim é estar com a família reunida,
É quando se abrem as prendas de Natal,
É brincar com os meus primos e amigos,
É conversar a noite toda,
É fazer troca de presentes,
É falar sobre as prendas que se receberam,
É estar ao pé da árvore de Natal e ver as luzes a acender e a apagar,
É fazer uma festa!

Diogo


O que significa o Natal para mim

O Natal é amor em abundância e pouco interessam as prendas. É o amor que interessa, pois o amor é como uma esmeralda e é com esplendor que o recebemos. O Natal é uma ocasião especial em que eu e a família estamos juntos. O que vale é a alegria e o carinho que há para dar. É um enorme presente estar com a minha família. Gosto de ver toda a gente feliz e é isto que faz o Natal. Feliz Natal para todos!

Carolina



O Natal para mim

O Natal para mim é importante, porque na minha casa reunimos quase toda a família e só faltam os que estão a viver na Inglaterra. O que interessa é receber presentes e este Natal espero receber o jogo “Fifa 2012” e todas as fábricas de monstros que estão a vender nas lojas.
Eu gostaria que a turma toda estivesse comigo no Natal, porque assim eu recebia ainda mais presentes, por exemplo, dos meus grandes amigos, o André, o Gaspar e o Carlos. Assim, o Natal seria muito mais alegre para mim, porque depois tinha mais presentes.

Miguel

O que é o Natal para mim

O Natal é uma época de extrema magia, sabendo que o Menino Jesus, o Salvador do Mundo, nasceu para nos salvar. Nessa altura, toda a gente rejubila por estar com a família. Dão-nos sempre a boa nova à meia-noite quando o Pai Natal aparece com o maior saco de prendas do mundo! Os meus primos mais novos acreditam no Pai Natal, é claro que sim, mas eu já não acredito apesar de estar sempre com eles. Nesse dia todos os olhos da família brilham como um só, tal e qual rubis, e todos os corações batem simultaneamente como tambores. O Natal para mim é paz e amor em toda a casa!

Ana

O que é para mim o Natal

O Natal para mim é um momento para estarmos em família em convívio com as outras pessoas. Eu acho que no Natal as pessoas ficam felizes e ajudam as outras pessoas, sejam mais novos ou velhos. Toda a gente fica solidária para com os outros.
Para mim, o Natal também é diversão e excitação, aquele nervoso miudinho para receber as prendas.
Para mim, o espírito natalício é excitação, diversão e solidariedade.

Beatriz

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Sólidos Platónicos


                                              
Os sólidos platónicos são um conjunto de sólidos que têm como principal caraterística serem delimitados por figuras regulares. (triângulo equilátero, quadrado e o pentágono regular).
Patão, filósofo e matemático grego, descobriu estes sólidos por volta do ano 400 a.C. apesar de sabermos que estes sólidos já eram conhecidos pelos pitagóricos, e os egípcios utilizaram alguns deles na arquitectura e noutros objectos que construíram.
Existem apenas 5 destes sólidos.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Poliedros e não poliedros

Em matemática irás estudar vários sólidos. Alguns, estarão limitados apenas por superfícies planas, outros por superfícies planas e curvas e um caso especial que apenas tem uma superfície curva. Podemos assim, agrupar os sólidos em duas grandes famílias. Os poliedros e os não poliedros.
Euclides foi o pai da geometria e os seus estudos permitiram descobrir que os poliedros são sólidos limitados apenas por superfícies planas e que se agrupam em três grupos (Os prismas, as pirâmides e outros sólidos poliedros). Os não poliedros, são sólidos que são simultâneamente limitados por superfícies planas e curvas e que se agrupam em quatro grupos ( Os cilindros, os cones, as esferas e outros sólidos não poliedros)
Através do software Poly poderás estudar os diferentes sólidos e compreendê-los um pouco mais.
Em casa podes construir poliedros recorrendo a palhinhas como te mostra o vídeo.

Nos poliedros existe uma familia muito especial, designados por sólidos platónicos. Os sólidos platónicos são poliedros cuja as faces são polígonos regulares. Lembraste o que são polígonos regulares? Então faz um pouco de investigação...

Christmas crackers

O Cracker de Natal ou “bon-bons” fazem parte das celebrações de Natal no Reino Unido e dos países que fazem parte da riqueza do Reino Unido, também designados como “Commonwealth countries”, tal como a Austrália, Canadá, Nova Zelândia e África do Sul. Também são muito populares na Irlanda.
Para construíres um cracker usa o seguinte material:
1. Um pedaço de papel de prenda;
2. Um rolo de papel higiénico;
3. Duas fitas de laço de prenda (do mesmo comprimento);
4. Fita-cola;
5. Guloseimas;
6. Se possível, um pedaço de película aderente (plástico) para envolveres os doces antes de colocar dentro do rolo de papel higiénico.

Modo de preparação: envolver os doces no plástico (película aderente), colocar dentro do rolo de papel higiénico, embrulhar com o papel de prenda (colocar fita-cola no meio)e amarrar a fita de prenda de cada um dos lados do Cracker.
No final ficará com este aspeto.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Número 6


Encontra as diferentes formas de representar o número 6 com três algarismos iguais, colocando os sinais operatórios entre eles (+,-, x e :)

Quantas soluções existem?

Jogos Matemáticos

Os jogos matemáticos podem ser apresentados em diversos formatos. Encontrei este site onde contem alguns Jogos bastantes interessantes. Experimenta

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Poly

O estudo de sólidos geométricos pode ser facilitado quando com a sua observação em 3D. O software desenvolvido pela Pedagoguery Software Inc. permite que explores e estudes os sólidos de uma forma mais interativa.
Basta clicares neste link para fazeres o download do software poly e instalares no teu computador.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Jogo do 24

O jogo do 24 é um jogo onde podes treinar o cálculo mental de uma forma divertida com os teus colegas. Aplicando as quatro operações que conheces e usando os quatro números na carta tenta chegar ao número 24.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Atividade experimental n.º1 e n.º2

No dia 28 de Outubro foi possivel realizar duas atividades experimentais com a turma 5ºI. Estas atividades tiveram como objetivo observar algumas propriedades das penas e conjeturar sobre duas questões: 1º Porque razão a vela não se apaga a vela? 2º A que se deve a impermeabilidade das penas?

Apesar do laboratório da nossa escola não ter estado disponível, conseguimos improvisar e realizar as experiências de forma organizada e segura.

Bugio, o pai

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Não brinques com os animais

Já que estudaste o capítulo diversidade nos animais, deves ter aprendido alguma coisa sobre o revestimento e comportamento dos animais.
Advinha então como vai reagir o camaleão.

http://youtu.be/6FWUjJF1ai0

O poder de uma Ideia

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original." Albert Einstein.

Quando aprendemos algo de novo, por mais simples que seja, adquirimos o poder de olhar mais além. Ganhamos a capacidade de interpertar e reinventar o mundo que nos rodeia. Procuramos encontrar soluções para os problemas.
O processo da aprendizagem não se ínicia somente na escola, mas também dentro de nós, através da vontade de sermos autónomos.