Diversidade dos animais

A diversidade dos animais é algo que tem fascinado as pessoas ao longo do tempo. Podemos observar a sua variedade desde as formas até ao revestimento e deslumbrar-nos pela forma como se deslocam.
Está página será dedicada aos conteúdos do 5ºano e poderás observar e compreender um pouco mais sobre a matéria que estudaste.



Diversidade dos animais

Alimentação

Todos os seres vivos necessitam de alimentos para viver. No reino animal, os animais obteem os nutrientes e a energia de que necessitam quer por alimentos de origem animal, alimentos de origem vegetal ou de ambas as origens.


 

















Locomoção

A capacidade que os organismos têm de se deslocar pelos seus próprios tem o nome de locomoção. Os mamíferos  normalmente usam os seus membros, os peixes usam as barbatanas e as aves até podem usar as suas asas para voar.
No video seguinte podes observar que um leão para se deslocar, quer por marcha ou corrida, contrai e distende os músculos. Os músculos são os orgãos responsáveis pelo movimento dos animais.



Reprodução



É através da reprodução que o Reino Animal consegue manter viva a sua espécie, dando origem a novos seres vivos com características semelhantes aos seus progenitores. A reprodução pode ser sexuada, quando existe a intervenção de dois indivíduos de ambos os sexos, ou assexuada, quando um individuo consegue se autorreproduzir.